Previna-se

Os coronavírus constituem uma grande família de vírus que têm esse nome devido às partículas na sua superfície, similares a uma coroa. Eles podem causar desde resfriados comuns até doenças respiratórias mais graves e de importância para a saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS).

O novo coronavírus, descoberto em dezembro de 2019 na China (SARS-CoV-2), é o causador da doença chamada de Covid-19.

Sintomas

A Covid-19 é parecida com uma gripe. Os sintomas mais comuns são febre, tosse e/ou dificuldade para respirar. Alguns pacientes também apresentam cansaço, dores no corpo, mal estar, congestão nasal, coriza, dor de garganta ou dor no peito. Algumas pessoas são infectadas, mas não apresentam sintomas ou apresentam sintomas muito leves. A maioria se recupera sem precisar de tratamento especial. No entanto, outras podem apresentar a forma grave da doença, principalmente idosos, imunossuprimidos, gestantes, nutrizes e portadores de doenças crônicas descompensadas.

Transmissão

Sua transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de gotículas respiratórias expelidas quando um infectado tosse, espirra ou fala, ou pelo contato direto com toque ou aperto de mão, ou mesmo tocando superfícies infectadas e depois levando a mão à boca, ao nariz ou aos olhos.

Prevenção

A melhor forma de se proteger e de proteger os demais é evitar aglomerações; lavar as mãos com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel 70%, frequentemente. Praticar uma boa etiqueta respiratória, cobrindo a boca e o nariz com o antebraço ou um lenço descartável quando tossir ou espirrar, que deve ser jogado no lixo imediatamente, também deve ser uma prática; assim como manter os ambientes bem ventilados e não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos, talheres, pratos ou garrafas. 

Não se arrisque e não ponha a saúde de outras pessoas em risco. Siga as recomendações dos órgãos de Saúde e não compartilhe informações de fontes desconhecidas. Só saia de casa se for estritamente necessário. A Covid-19 só pode ser controlada se pararmos de transitar pela cidade.

(Fonte: Ministério da Saúde)