Uerj amplia atendimento para vacinação drive-thru de idosos contra Covid-19 no Campus Maracanã

A vacinação drive-thru no campus Maracanã da Uerj passou a funcionar com esquema ampliado nesta quinta-feira (4). Foram montadas quatro tendas, com equipes de profissionais de saúde prontos a vacinar a população, além de outras quatro para prestar orientações antes da aplicação. O objetivo do reforço é atender à demanda crescente. Na segunda-feira, primeiro dia da campanha, foram vacinados 162 idosos. Na quarta-feira, o número chegou a 600. Já nesta quinta, apenas até as 11h, cerca de 500 pessoas tinham sido imunizadas.

Idosa de 92 anos é vacinada no campus Maracanã

De acordo com o reitor Ricardo Lodi, como a procura cresceu em função da mudança do calendário de vacinação definido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), houve uma mobilização para aumentar o número de vacinas e tendas disponíveis. “Já conseguimos reduzir significativamente o tempo de espera das pessoas a ser vacinadas, dando mais conforto à população fluminense que vem à Universidade. É o aumento da aposta da Uerj na sua missão extensionista de fazer todo o esforço possível para melhor servir à sociedade, na luta contra o vírus”, afirmou o reitor.

A entrada para o drive-thru está sendo realizada pelo Portão 7, na Avenida Radial Oeste, e a saída, pelo Portão 4, da Rua Jornalista Waldir Amaral. O atendimento ocorre sempre das 9h às 15h, de segunda a sexta-feira, seguindo a tabela estipulada pela SMS

A aposentada Regina de Queiroz, de 72 anos, trouxe a mãe Nize, de 92, para ser imunizada. Levou cerca de 10 minutos no percurso dentro do estacionamento no campus. “Moramos juntas e tivemos Covid no final do ano passado. É muito importante receber a proteção para não correr o risco de passar por isso de novo. No próximo mês, estaremos de volta; ela, para tomar a segunda dose, e eu a primeira”, contou.

Vacinação também ocorre na Policlínica Piquet Carneiro

O trabalho está sendo coordenado pela Faculdade de Enfermagem e pelo Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (Dessaude) da Superintendência de Gestão de Pessoas (SGP) da Uerj, em parceria com a SMS. Além de docentes e residentes, cerca de 20 alunos de graduação de Enfermagem, Medicina e Nutrição participam diariamente da ação.

A Uerj também oferece outro posto de vacinação na Policlínica Piquet Carneiro, para quem for a pé. Funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 14h, na Avenida Marechal Rondon, 381.