Uerj anuncia medidas preventivas para pandemia de coronavírus

A Comissão de Acompanhamento da Progressão do Coronavírus no Âmbito da Uerj recomendou as seguintes medidas, que foram homologadas pela Reitoria.

MEDIDAS DE CONTINGÊNCIA DA COVID-19 INDICADAS NO ÂMBITO DA UERJ

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), comprometida com o bem-estar de sua comunidade, vem estabelecer as seguintes medidas preventivas no enfrentamento da pandemia de Covid-19, na atual conjuntura.

Determinações para a comunidade universitária em geral:

• As viagens não essenciais de docentes, alunos e técnicos-administrativos deverão ser canceladas;
  • Os eventos acadêmicos, científicos, administrativos, culturais e artísticos, tais como shows, exposições, aulas inaugurais, solenidades de posse e homenagens, estão suspensos;
  • A ventilação natural em detrimento do uso de ar condicionado nas salas e ambientes universitários deverá ser adotada sempre que possível;
  • A lavagem frequente das mãos com água e sabão deverá ser incorporada às práticas diárias e recomenda-se a higienização com uso de álcool em gel 70%;
  • Mantenha-se informado por meio dos canais de comunicação oficiais da Uerj, evitando alarmismos e a disseminação de fake news.

Determinações para quem retornou de viagem:

• Se o indivíduo estiver assintomático, indica-se quarentena de sete dias. Haverá um formulário on-line disponibilizado em breve, que deverá ser preenchido e enviado, sendo a documentação comprobatória (bilhete aéreo ou outro documento que comprove a viagem) entregue ao fim da quarentena na sua unidade;
  • Caso a pessoa apresente sintomas, a recomendação é manter quarentena de 14 dias e dirigir-se a uma unidade de saúde imediatamente. Haverá um formulário on-line disponibilizado em breve, que deverá ser preenchido e enviado, sendo a documentação comprobatória (bilhete aéreo ou outro documento que comprove a viagem, mais atestado médico ou exame médico) entregue ao fim da quarentena na sua unidade.

Determinações para quem teve contato com casos confirmados, prováveis ou suspeitos:

• Se o indivíduo estiver assintomático, a recomendação é manter quarentena domiciliar de 14 dias. Haverá um formulário on-line disponibilizado em breve, que deverá ser preenchido e enviado, sendo a documentação comprobatória (atestado médico da pessoa com quem teve contato) entregue ao fim da quarentena na sua unidade.
  • Caso a pessoa apresente sintomas, a recomendação é manter quarentena domiciliar de 14 dias. Haverá um formulário on-line disponibilizado em breve, que deverá ser preenchido e enviado, sendo a documentação comprobatória (atestado médico da pessoa com quem teve contato) entregue ao fim da quarentena na sua unidade. Ao fim da quarentena, os alunos deverão apresentar a documentação comprobatória (atestado médico ou exame médico) na sua unidade acadêmica. Já os servidores, ao fim da quarentena, deverão agendar perícia médica no Dessaúde presencialmente ou pelo telefone 2334-0187 e, na data agendada, apresentar a documentação comprobatória (atestado médico, AIM e outros necessários).

Tais medidas entram em vigor na data de hoje e serão atualizadas de acordo com as orientações dos órgãos de saúde e a avaliação da Comissão de Acompanhamento da Progressão do Coronavírus no Âmbito da Uerj.

Aprovado pela Comissão de Acompanhamento da Progressão do Coronavírus no Âmbito da Uerj e homologado pela Reitoria.