Uerj define critérios de funcionamento para atividades essenciais

Diante dos desdobramentos da pandemia de coronavírus (Covid-19) e com o intuito de proteger a comunidade universitária, garantindo, ao mesmo tempo, o apoio necessário às suas unidades de saúde, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) definiu os critérios de funcionamento para as atividades consideradas essenciais.

Conforme disposto no Ato Executivo de Decisão Administrativa 013, as aulas e demais atividades acadêmicas estão suspensas por 15 dias, assim como as atividades administrativas não essenciais. Alunos, servidores técnicos-administrativos e docentes, bem como terceirizados, devem permanecer em suas residências e acompanhar as novas orientações pelos canais oficiais da Uerj. Somente poderão ser executadas presencialmente, e em esquema de rodízio, as atividades administrativas consideradas essenciais e que não possam ser realizadas por meio remoto.

No documento, são consideradas como essenciais as atividades voltadas: ao atendimento de saúde; à gestão de pagamentos a servidores, bolsistas e contratos de manutenção; às compras na área de saúde; à liberação das autorizações e transferências orçamentárias relativas às atividades essenciais; à comunicação com a sociedade e a comunidade interna sobre a conjuntura de saúde atual; à manutenção e suporte na área de TI; ao cumprimento de decisões judiciais e atendimentos a processos eletrônicos; ao atendimento pela Ouvidoria das demandas vinculadas aos serviços essenciais; à limpeza e segurança dos campi universitários.

Quanto aos prazos referentes a determinados procedimentos acadêmicos e administrativos, a Pró-reitoria de Graduação informa que estão igualmente suspensos e serão redefinidos na normalização das atividades, conforme a CI PR-1 106.

Desta forma, ficam suspensos os prazos inicialmente divulgados relacionados a: Solicitação de Alteração de Inscrição em Disciplinas (Said); 2ª e 3ª reclassificações e 2º e 3º remanejamentos do Vestibular 2020; diplomação; e indicação ao Cetreina de novos bolsistas de Monitoria, Estágio Interno Complementar e Iniciação à Docência.

Leia os documentos na íntegra:

– AEDA 013

– CI PR-1 106

Com essas medidas, a Uerj concentra todos os seus esforços para cumprir o seu compromisso com a assistência à saúde da população fluminense e, ao mesmo tempo, protege a sua comunidade universitária.

Assista ao vídeo em que o reitor Ricardo Lodi recomenda que todos permaneçam em suas casas, atendendo às determinações das autoridades de saúde.