Campanha de doações para Hupe e PPC ultrapassa a marca de R$5 milhões, mas a batalha contra a Covid-19 continua

No fim de março, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) lançou uma campanha para arrecadar recursos para que o Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) e a Policlínica Piquet Carneiro (PPC) pudessem ampliar sua atuação no atendimento aos pacientes acometidos pela Covid-19.

A resposta da sociedade não poderia ter sido melhor: pessoas físicas e jurídicas doaram, até o dia 21 de maio, R$ 5.125.043,69. O montante arrecadado está sendo destinado a equipar novos leitos de CTI e à aquisição de insumos para que as equipes de saúde possam atender com segurança aos pacientes de média e alta complexidade, que chegam diariamente ao hospital. Ações de solidariedade fazem toda diferença nesta hora – renovam esperanças, fortalecem e incentivam os profissionais a continuarem na luta. Confira a prestação de contas no site Transparência Uerj.

O Hupe agradece também a uma parcela considerável do empresariado, que, consciente de suas responsabilidades neste período de profunda crise e urgências, está colaborando de forma significativa com a Saúde, ajudando com equipamentos, materiais e medicamentos.

Com a verba da campanha, quatro ventiladores pulmonares foram comprados e já recebidos. Outros 46 foram encomendados. Só esses equipamentos custaram R$3.100.000,00. Desta forma, a estrutura hospitalar foi reforçada, e o Hupe já conta com 170 leitos destinados aos pacientes Covid-19, sendo 70 exclusivos para CTI.

Desde março até o dia 22 de maio, 444 pacientes foram internados no Hupe. Deste total, 259 já se recuperaram e tiveram alta domiciliar. Além disso, foram realizados 6.449 testes em pacientes internados e profissionais de saúde.

Outro item imprescindível às equipes de saúde são as máscaras N95 e cirúrgicas. Também com os fundos da campanha, foram encomendados estes itens, ao custo de R$ 370.000,00. Com o saldo remanescente, serão adquiridos outros insumos necessários à proteção dos profissionais e ao atendimento dos pacientes.

No entanto, conforme já amplamente divulgado pela imprensa, há grande dificuldade em se encontrar equipamentos e materiais no mercado, tanto no Brasil como no mundo. O combate à pandemia de Covid-19 é ainda mais árduo devido à escassez desses itens agravada pela ganância de fabricantes e representantes comerciais. Algumas empresas têm praticado preços até 4.000% mais caros que o usual para esses materiais.

A batalha não pode parar: doe medicamentos e materiais

Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, já foram notificados, até o dia 21 de maio, mais de 32 mil casos confirmados de Covid-19, sem contar com a dificuldade de testagem e diagnóstico, que leva à subnotificação. E o prognóstico é de elevação desses índices nas próximas semanas.

Esse é mais um motivo para fortalecer a luta diária de todos aqueles que estão na linha de frente, salvando vidas. Do profissional da limpeza, segurança, manutenção, apoio administrativo à equipe de saúde, todos têm papel essencial na recuperação de cada paciente internado. Por isso, a campanha de doações continua, pois as necessidades só irão aumentar.

Agora, a meta é reforçar o abastecimento do Hupe com medicamentos e materiais. Toda contribuição é muito bem-vinda. Quem puder, preferencialmente, deve doar os produtos diretamente ao hospital. Basta contatar um dos seguintes canais:

• WhatsApp: +55 (21) 99369-6567
  • E-mail: daniela.ramos@hupe.uerj.br ou comhupe@gmail.com
  • Telefones: +55 (21) 2868-8075 ou +55 (21) 2868-8448

As doações poderão ser encaminhadas ao Almoxarifado do hospital (Boulevard 28 de Setembro, 77, Vila Isabel – Rio de Janeiro – RJ – CEP 20551-030), acompanhadas da nota fiscal de aquisição do produto e do respectivo termo de doação. O setor funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h30.

Confira a lista dos medicamentos e insumos necessários

Também são aceitos depósitos de qualquer quantia na conta da campanha:

Banco Bradesco – Ag. 6897 – conta 11-6
ERJ-UERJ/DAF – CONTA MOVIMENTO
CNPJ 33.540.014/0001-57
(Após a doação, favor encaminhar o comprovante bancário com seu nome completo e CPF ou CNPJ para o e-mail: doacoes-hupe@uerj.br).

Participe: compartilhe a campanha nas redes sociais

Arte para Facebook

Arte para Instagram (Feed)

Arte para Instagram (Story)