Tire Dúvidas

PAE 2021/2

A Uerj preparou um resumo para orientar alunos, professores e técnico-administrativos durante o período híbrido 2021.2, aprovado pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Csepe). Abaixo, você vai encontrar perguntas e respostas para tirar suas principais dúvidas. Veja também a Deliberação 31/2021, que detalha o calendário acadêmico. 



Informativos PAEs 2020/1, 2020/2 e 2021/1


1. O calendário do Vestibular foi alterado?

Sim. Será realizada uma prova única, com questões objetivas e redação, no dia 20 de março de 2022. Quanto ao Vestibular 2023, ainda não há definição. Os interessados devem acessar periodicamente o site do Vestibular.



2. O que é um período híbrido?

É um período em que a maior parte das aulas ainda acontece remotamente, devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19. Já as disciplinas práticas e de laboratório, aquelas relacionadas a estágios e trabalhos de campo, além das teóricas que não estiveram disponíveis nos Períodos Acadêmicos Emergenciais (PAEs), ocorrem presencialmente em todos os campi. 



3. Os alunos que contam com alguma modalidade de bolsa continuarão com ela neste período?

As bolsas concedidas pela Uerj, como a bolsa-permanência, por exemplo, serão mantidas conforme as regras vigentes. Já aquelas que provêm de agências de fomento ou outras fontes externas, como as de Iniciação Científica que são pagas pelo CNPq, dependem de determinações das fontes pagadoras.



4. Quais são as principais datas do Período  2021/2?

Confira na íntegra o Calendário Acadêmico. Acompanhe também o site do Vestibular.

Calendário Acadêmico 2021/2

Inscrição em disciplinas –  10 a 20 de janeiro

Início das aulas – 2 de fevereiro

SAID – 2 a 16 de fevereiro

Cancelamento excepcional de disciplinas – 4 a 18 de abril

Término das aulas – 18 de maio



5. Como serão as inscrições em disciplinas para calouros e veteranos?

Para os alunos veteranos, será normalmente no sistema Aluno On-line.
Já para os calouros, a inscrição em disciplinas será feita pelas secretarias dos cursos. A divulgação das informações ficará a cargo de cada curso de graduação.



6. Como será feita a matrícula dos calouros?

site do Vestibular dará todas as orientações para os aprovados no Vestibular 2021. Dúvidas sobre os procedimentos de matrícula on-line devem ser encaminhadas para o e-mail atendimento_pr1@uerj.br.



7. Quais serão os procedimentos de inscrição para os calouros 2021/2?

Após a matrícula, os alunos classificados para 2021/2 serão inscritos nas disciplinas disponíveis para o primeiro período. Será possível pedir isenção de disciplinas já cursadas, pelo site do DAA. Também poderá ser feito o cancelamento de matérias pelo sistema Aluno Online.



8. Em quantas disciplinas o aluno poderá se inscrever no Período 2021/2?

Os alunos de graduação poderão se inscrever em, no mínimo, uma disciplina, seja obrigatória ou eletiva (restrita, definida ou universal). O limite máximo de disciplinas será determinado por cada Unidade Acadêmica. Verifique pelo Aluno Online.



9. O aluno pode cancelar a inscrição em disciplinas?

Sim, a solicitação poderá ser feita durante o SAID ou no período de “cancelamento excepcional”, procedimento permitido apenas durante a pandemia.



10. O estudante pode requerer trancamento de matrícula?

Sim, o estudante terá direito a um trancamento especial. Este prazo não será contabilizado no limite de 6 (seis) períodos a que todos têm direito normalmente. Os calouros também poderão, em caráter excepcional, solicitar o trancamento, mesmo estando no primeiro período de seu curso de graduação. O trancamento especial de matrícula poderá ocorrer até o término do período e deve ser solicitado por meio do sistema Aluno On-line.



11. Os alunos que possuem bolsa-permanência continuarão recebendo, se optarem pelo trancamento especial?

Sim, mesmo em caso de trancamento especial, a bolsa-permanência está garantida até o fim da suspensão das atividades presenciais, a todos os estudantes que tinham direito a essa bolsa em 16 de março de 2020, de acordo com a Lei 8.905/20.



12. O que são as Atividades Letivas Emergenciais (ALE)?

No âmbito da graduação e da educação básica, são consideradas Atividades Letivas Emergenciais (ALE) aquelas que puderem ser realizadas e concluídas em regime domiciliar, de forma parcial ou integral, mediadas pelo uso de tecnologias digitais e seguindo os parâmetros de acessibilidade na web. Ex: disciplinas eletivas e obrigatórias; exames de proficiência aos concluintes de graduação; atividades de práticas, de campo e de laboratório, desde que justificadas nos Planos de Trabalho das unidades acadêmicas. A decisão sobre a oferta de Atividades Letivas Emergenciais cabe a cada curso de graduação.



13. As Atividades Letivas Emergenciais poderão ocorrer de forma síncrona e assíncrona. Qual é a diferença?

As disciplinas e atividades poderão ser oferecidas de forma síncrona ou assíncrona. Síncrona é quando professor e aluno interagem remotamente ao vivo, em um horário marcado, na mesma plataforma virtual. Assíncrona é quando os conteúdos ficam disponíveis na plataforma, para que o aluno acesse no momento em que julgar mais conveniente.



14. As Atividades Letivas Emergenciais são o mesmo que Educação a Distância (EAD)?

De forma alguma. Neste momento de excepcionalidade, o que a Uerj está oferecendo não é uma modalidade educacional e sim o ensino remoto emergencial, para minimizar o impacto negativo da pandemia de Covid-19 na vida acadêmica dos estudantes. O objetivo é dar continuidade à oferta dos cursos com uso da mediação tecnológica, enquanto não pudermos retornar às atividades presenciais com segurança. Já a EAD – que também utiliza instrumentos de mediação tecnológica – se constitui como uma modalidade pedagógica baseada em um conjunto de premissas, planejamento, metodologias, capacitação, gestão e avaliação previstos em legislação específica.



15. Quais os critérios para oferta de Atividades Letivas Emergenciais pelas unidades acadêmicas?

As unidades acadêmicas deverão considerar a grade curricular regular e priorizar turmas específicas para os estudantes concluintes, os trabalhos de Conclusão de Curso, as disciplinas com alto índice de retenção e, sendo possível, o estágio obrigatório de forma remota para os cursos, respeitadas as particularidades e a legislação de cada campo de atuação profissional.



16. Quais os procedimentos para que as unidades acadêmicas ofereçam Atividades Letivas Emergenciais?

As unidades acadêmicas deverão apresentar à Pró-reitoria de Graduação (PR-1) um Plano de Trabalho, enviado por meio de formulário próprio, a ser disponibilizado na internet, dentro do prazo definido pela PR-1.



17. A adesão do aluno às Atividades Letivas Emergenciais (ALE) é obrigatória?

Os estudantes não são obrigados a se inscreverem nas Atividades Letivas Emergenciais e poderão solicitar um trancamento especial de matrícula até o término do período. Esse trancamento especial não será contabilizado para o limite de seis períodos a que cada estudante tem direito pela Deliberação Uerj nº 08/2002. Os calouros também poderão, em caráter excepcional, solicitar o trancamento, mesmo estando no primeiro período de seu curso de graduação. O trancamento especial de matrícula poderá ocorrer até o término do PAE e deve ser solicitado por meio do sistema Aluno On-line.



18. Como será a carga horária das atividades remotas?

As atividades remotas terão cargas horárias equivalentes às oferecidas nos períodos presenciais anteriormente praticados, e deverão levar em conta o tempo dedicado pelos alunos para desenvolverem suas atividades de forma síncrona (professor e aluno conectados ao mesmo tempo) e assíncrona (sem conexão simultânea de alunos e professor).



19. Haverá controle de frequência dos alunos nas atividades remotas?

Os estudantes inscritos nas Atividades Letivas Emergenciais serão dispensados da exigência de frequência presencial, mas haverá controle de participação de acordo com a proposta pedagógica de cada curso, considerando o somatório geral de participação nas atividades síncronas (professor e aluno conectados ao mesmo tempo) e assíncronas (sem conexão simultânea de alunos e professor), para registro no Histórico Escolar.



20. Como o aluno será avaliado?

O estudante deve realizar, no mínimo, duas avaliações, resguardado seu direito à Prova Final e à segunda chamada para quaisquer das avaliações (cursos de graduação e Educação Básica).



21. Caso o aluno seja reprovado em alguma disciplina oferecida como Atividade Letiva Emergencial terá seu Coeficiente de Rendimento (CR) afetado?

Sim, pois as disciplinas ofertadas fazem parte do projeto pedagógico de cada curso. Portanto, serão válidas para a integralização do curso e constarão do Histórico Escolar.



22. Os alunos que não dispõem de recursos tecnológicos terão algum auxílio da Uerj?

Sim. Confira critérios e orientações no site da PR-4.



23. Quais ferramentas tecnológicas serão utilizadas nas atividades remotas?

A Uerj oferecerá plataformas tecnológicas públicas e gratuitas em suas atividades remotas. Para o desenvolvimento das Atividades Letivas Emergenciais, a Universidade conta com o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e a plataforma da Rede Nacional de Pesquisa (RNP). No entanto, o professor poderá usar outras ferramentas tecnológicas, desde que gratuitas, e que atendam aos procedimentos de cadastro no ambiente virtual institucional.



24. Como o aluno acessa o Ambiente Virtual de Aprendizagem da Uerj (AVA)?

Os estudantes deverão acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem com o seu ID único da Uerj.  Confira todas as orientações de como usar o AVA.



SOBRE FUNCIONAMENTO DE UNIDADES ACADÊMICAS E ADMINISTRATIVAS:

25. As atividades presenciais estão suspensas?

Não. As atividades administrativas presenciais foram plenamente retomadas em 16 de fevereiro, seguindo orientação do  Ato Executivo de Decisão Administrativa (AEDA) 007/2022.



26. As secretarias de graduação estão atendendo?

Sim, as secretarias estão abertas ao público. No entanto, o contato deve ser feito prioritariamente por e-mail.



27. O bandejão vai oferecer almoço ou jantar?

Sim, o Restaurante Universitário está funcionando normalmente. Os estudantes que não receberam o cartão têm a opção de pagar por PIX. 



28. As bibliotecas estão abertas?

Sim, as bibliotecas estão abertas. Confira os endereços e horários de funcionamento: Rede Sirius.



29. O Cetreina está funcionando?

Sim, o Cetreina está aberto ao público. Dúvidas sobre contratos de estágio também podem ser encaminhadas para o e-mail cetreinaexterno@gmail.com; questões relativas a contratos de estágio interno, para cetreina@gmail.com.



30. Como posso entrar em contato com os setores das Pró-reitorias? E com as unidades acadêmicas?

As pró-reitorias divulgaram os e-mails de atendimento de seus setores. Confira no Portal da Uerj. O contato com as unidades também deve ser feito por e-mail, para as secretarias dos cursos. Confira a lista completa.