A tecnologia em diferentes espaços e atividades sociais é tema de novo programa da TV e Rádio Uerj

O Centro de Tecnologia Educacional (CTE) da Uerj lançou, nesta segunda-feira (6), um novo programa: “Tecnologia em Perspectiva”. Em tempo de pandemia, quando o distanciamento social impõe a necessidade constante de novas ferramentas digitais, a produção chega para promover debates e reflexões sobre o uso da tecnologia em diferentes espaços e atividades sociais, abordando possibilidades, impactos e desafios a serem enfrentados.

“O programa ‘Tecnologia em Perspectiva’ visa fortalecer os canais institucionais de reflexão e, ao mesmo tempo, oferecer espaço para que especialistas de diferentes áreas do conhecimento possam apresentar suas ideias acerca de questões que reúnem tecnologia e problemas da atualidade”, avalia a diretora do CTE, Sonia Wanderley. Cada nova edição será acompanhada de um debate virtual com a participação de especialistas nos temas abordados, que interagem com o público via chat. Os debates são transmitidos ao vivo pelo canal da TV Uerj no YouTube e, posteriormente, serão disponibilizados como podcast pela Rádio Uerj.

A educação foi o tema escolhido para a estreia, já que este é um dos muitos desafios que a Uerj e demais universidades enfrentam no cenário atual. “A utilização da tecnologia, por meio de diferentes plataformas digitais e aplicativos passou a ocupar o centro dos debates entre especialistas, professores e autoridades do campo da Educação. Escolas e universidades têm enfrentado a difícil situação de encontrar alternativas para promover o ensino, mantendo a qualidade e buscando garantir a inclusão”, analisa a diretora.

Participaram da primeira mesa virtual o pró-reitor de Graduação da Uerj, Lincoln Tavares; a professora Rosemary dos Santos, da Faculdade de Educação da Uerj; e a professora Marcella Albaine, pós-doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Sonia Wanderley fez a mediação do encontro. Acompanhe a divulgação da programação pelo site www.cte.uerj.br.

Confira o primeiro debate da série.