Conselho Universitário aprova exigência do passaporte da vacina nas dependências da Uerj a partir de dezembro

Nota da Reitoria

Com o objetivo de resguardar a saúde da nossa comunidade acadêmica, o Conselho Universitário (Consun) da Uerj aprovou por unanimidade, na última sexta-feira (5), a obrigatoriedade da apresentação do passaporte da vacina para o ingresso e a permanência nas dependências internas da nossa Universidade.

Essa exigência é válida para todos aqueles que circularem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sejam docentes, técnicos administrativos, estudantes ou visitantes, e passa a vigorar a partir de 1º de dezembro, quando as atividades presenciais serão retomadas em todos os nossos campi.

Portanto, é obrigatório que todos estejam portando cartão de vacinação ou aplicativo ConecteSUS para o acesso às nossas instalações. O documento será verificado por uma equipe de controle, que ficará localizada na entrada principal dos prédios de cada um dos campi da Uerj.

É importante destacar que essa é uma medida sanitária de caráter excepcional, tendo em vista que, no presente momento, a esmagadora maioria dos casos graves de Covid-19 está na população não vacinada.

Com isso, a Uerj busca proteger a comunidade universitária em relação aos que voluntariamente resolveram não se imunizar. Até porque, o interesse na proteção à saúde de todos prevalece sobre o direito individual de não se vacinar, pois a saúde pública deve se sobrepor ao obscurantismo.

Cabe lembrar ainda que, de acordo com a decisão do Consun, não haverá abono de faltas para docentes, técnicos administrativos ou estudantes que não comprovarem a vacinação conforme calendário da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Apenas serão considerados casos de comorbidades aqueles atestados por meio de laudo médico, a ser analisado pelo Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (Dessaude) e pelas respectivas unidades acadêmicas.

A Uerj se responsabiliza pela saúde da sua comunidade!

A Uerj muda a vida das pessoas!

Ricardo Lodi Ribeiro

Reitor