Os calendários acadêmicos dos próximos três períodos letivos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) já estão definidos. As diretrizes para 2021/2, 2022/1 e 2022/2 foram aprovadas pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Csepe) na sessão da última quinta-feira (25). Depois de três semestres na modalidade remota, devido à pandemia de Covid-19, começam a ser retomadas as atividades presenciais.

O retorno ocorrerá gradualmente a partir de 2 de fevereiro de 2022, respeitando os protocolos sanitários, com oferta prioritária das disciplinas práticas e de laboratório, daquelas relacionadas a estágios e trabalhos de campo, e ainda das teóricas que não estiveram disponíveis nos Períodos Acadêmicos Emergenciais (PAEs), em que o distanciamento se tornou medida essencial para a proteção contra o coronavírus.

As demais disciplinas deverão ser oferecidas parcial ou integralmente de forma remota, mediadas pelo uso da tecnologia digital. Assim como nos PAEs, haverá atividades síncronas, ou seja, com transmissão em tempo real, e assíncronas, devendo estas ter prevalência.

Com duração de 15 semanas, 2021/2 terá aulas de 2 de fevereiro até 18 de maio. Neste período, ainda valem algumas regras adotadas excepcionalmente para contornar os transtornos impostos pela pandemia. Na inscrição em disciplinas, os estudantes da graduação poderão optar pela quantidade mínima de uma matéria. Após o período de SAID, haverá nova chance para cancelamento de disciplinas. E também será permitido o trancamento especial, via Aluno Online, prazo que não será computado para o limite de seis períodos a que os alunos têm direito até a conclusão do curso.

Enfim, a volta total!

A plena retomada das atividades presenciais ocorrerá a partir de 2022/1, com todas as disciplinas e atividades ofertadas de forma presencial, embora sem prejuízo do uso de ambientes virtuais. As aulas se estenderão de 13 de junho a 24 de setembro. Já em 2022/2, elas ocorrerão de 19 de outubro a 11 de fevereiro de 2023. Os dois períodos  também terão total de 15 semanas.

A deliberação que aprovou os calendários, no entanto, faz uma ressalva. No caso de os efeitos da pandemia voltarem a ter significativo agravamento, sinalizado oficialmente pelas cores das bandeiras nas regiões onde a Uerj oferece cursos de graduação e pós-graduação, serão autorizadas atividades letivas emergenciais.

“A passagem do presencial para o remoto não foi fácil, mas a Uerj se esforçou para fazer o melhor para seus alunos, e a nossa taxa de evasão não se alterou no período de pandemia. Agora que o estado do Rio ingressa na bandeira verde, é hora de retornarmos. Mas sabemos que essa volta precisa estar atenta às realidades de cada unidade, cada municipio, já que a cobertura vacinal não é uniforme”, afirmou o reitor Ricardo Lodi Ribeiro.

O reitor também acrescentou que a Universidade tomará todas as medidas sanitárias para que o retorno ocorra de forma segura e reforçou que a apresentação do passaporte de vacina será obrigatória. “Temos que respeitar o direito de cada um fazer ou deixar de fazer algo, senão em virtude de lei. Mas essa decisão pessoal não pode colocar em risco a comunidade acadêmica”, concluiu.

Leia a deliberação na íntegra, com todas as datas dos três calendários aprovados.

2 comentários em “Uerj define calendários acadêmicos para os próximos períodos, com volta gradual à modalidade presencial

Fechado para comentários.