Curso propõe práticas integrativas de saúde para ajudar estudantes a lidar com o isolamento

A Pró-Reitoria de Políticas e Assistência Estudantis (PR-4) oferece, a partir do dia 6 de maio, o minicurso on-line “Inspira, expira e não grila: práticas integrativas em saúde como ferramenta para enfrentar o isolamento social”. As inscrições começam no dia 4, na página do Proiniciar Virtual (www.proiniciar.uerj.br). Serão disponibilizadas 50 vagas.

A iniciativa visa oferecer aos alunos da Uerj um espaço de apoio e trocas, ainda que a distância, com o compartilhamento de práticas integrativas em saúde, como técnicas de respiração, meditação e mindfulness. As atividades têm por objetivo principal possibilitar outras formas de vivenciar as emoções. As aulas são, portanto, uma seleção de conteúdos e práticas simples, facilmente aplicáveis ao dia a dia, para ajudar os estudantes a lidar com alguns desafios emocionais que podem surgir nesse momento de pandemia e isolamento social.
As atividades serão mediadas pela equipe do Departamento de Acolhida, Saúde Psicossocial e Bem-estar (DASPB) da PR-4 – as psicólogas Cintia Magalhães e Cíntia Souza, além da pedagoga Rachel Alonso – e terão a colaboração das parceiras externas Nathalia Dias e Luciane Cabral. A duração do minicurso é de cinco semanas. Serão emitidos certificados de participação àqueles que concluírem pelo menos 70% das aulas.