Uso de máscara nas áreas internas dos campi da Uerj passa a ser facultativo; passaporte vacinal continua obrigatório

Em virtude da baixa positividade para Covid-19, a Reitoria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) decidiu tornar facultativo o uso de máscara nas dependências internas dos campi. No entanto, a apresentação do passaporte vacinal permanece obrigatória para o acesso aos prédios.

Ato Executivo de Decisão Administrativa (Aeda) 94/2022 segue as orientações da Nota Técnica da Pró-reitoria de Saúde (PR5) emitida nesta segunda-feira (22). O documento destaca que foram considerados dados atualizados do Painel Coronavírus, da Secretaria Estadual de Saúde (SES), que apontam uma porcentagem de testes com resultado positivo entre 3% e 5%. Também foram analisados dados do Painel Monitora Uerj.

No ar desde o início de julho, o www.monitora.uerj.br é uma ferramenta que permite o acompanhamento de indicadores relativos às condições de biossegurança na Universidade. Estudantes, servidores e terceirizados devem enviar as informações referentes à testagem e às doses de vacina recebidas. Pelo site, também é possível solicitar o passaporte vacinal padronizado criado especialmente para a comunidade acadêmica. O arquivo, que pode ser apresentado impresso ou na tela do celular, facilita a comprovação da imunização nas entradas dos campi. No entanto, o certificado do ConecteSUS e o cartão de papel continuam sendo aceitos.