IPRJ-Uerj lança ferramenta de pesquisa sobre informações relacionadas ao novo coronavírus e à Covid-19

O site Covid-19 Search reúne mais de 450 mil informações sobre a Covid-19 e o novo coronavírus, disponíveis em publicações científicas.

No início da pandemia, um grupo de professores, alunos e técnico-administrativos do Instituto Politécnico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IPRJ) começou a se questionar sobre onde encontrar informação relevante e confiável acerca da Covid-19, contribuindo para combater a doença.

As primeiras reuniões virtuais sobre o assunto começaram em abril de 2020, dando origem ao projeto de extensão denominado “Robô para busca e disponibilização de metadados de publicações relacionadas à Covid-19”. O trabalho consistiu no desenvolvimento de web crawlers – robôs, programas ou algoritmos –  que buscam informações sobre descobertas e conhecimentos científicos referentes ao novo coronavírus, em artigos publicados em revistas médicas e em matérias disponibilizadas na internet.

O professor Anderson Namen, do Departamento de Modelagem Computacional do IPRJ e coordenador do projeto, explica a ferramenta. “O site reúne mais de 450 mil informações, registros ou metadados de publicações sobre Covid-19. É possível fazer a busca em três idiomas: inglês, espanhol e português. Há diferentes mecanismos de filtragem e alertas quanto a novas publicações, a partir da escolha de diferentes atributos (assunto, título, resumo, autoria, período de publicação), de acordo com a demanda de cada usuário”, afirma.

Segundo Namen, a ideia inicial era municiar os pesquisadores com informações confiáveis para realização de trabalhos que ajudassem a solucionar os problemas relativos à Covid-19. Mas, na verdade, o site criado por eles é um local aberto a todas as pessoas que desejem encontrar informação fidedigna sobre a pandemia. “De início, divulgamos apenas internamente, mas deixamos o site mais robusto em termos de capacidade de acesso e, agora, enxergamos a importância de dar publicidade a ele para toda a população. Assim, além de produzirmos conhecimento dentro da universidade, estamos também disponibilizando essas informações a todas as pessoas”, ressalta. “Esperamos que a ferramenta seja utilizada por organizações públicas e privadas, organizações do terceiro setor e empreendedores que tenham interesse em desenvolver ações e soluções para o combate à Covid-19, e que sirva para nortear ações do poder público”, finaliza.

Conheça o site Covid-19 Search.