Policlínica Piquet Carneiro conquista certificado de boas práticas no enfrentamento ao coronavírus

A Policlínica Piquet Carneiro (PPC) recebeu o selo Covid Free Excelente, certificado que atesta boas práticas na prevenção ao coronavírus em diversas áreas de atuação. Emitido no dia 21 de janeiro pelo Instituto Brasileiro de Excelência em Saúde (Ibes Internacional), o documento indica que a unidade de saúde da Uerj é um local seguro para os colaboradores e seus pacientes. A certificação da PPC, que obteve aprovação nos critérios baseados em padrões internacionais de avaliação, é válida por um ano.

Iniciado em outubro de 2020, o processo para conquistar a chancela teve diferentes etapas e análises, desde a formalização do contrato por setores da Universidade até a realização da auditoria do Ibes nos protocolos adotados na Piquet Carneiro. Na fase técnica, a diretoria de Qualidade da PPC, liderada pela engenheira química Elizabeth Bittencourt, reuniu evidências e promoveu adaptações junto aos serviços da unidade a fim de comprovar que o ambulatório segue os requisitos do Ibes de certificação internacional. “Isso é uma garantia e uma tranquilidade para quem frequenta a Policlínica. E, em se tratando de uma instituição pública, o selo tem ainda um peso maior, pois as certificações não são rotineiras nesses órgãos”, afirma a diretora.

O selo Covid Free Excelente é motivo de comemoração para a unidade, que vem desempenhando forte atuação no enfrentamento ao coronavírus, tornando-se centro de referência na testagem da doença, com mais de 50 mil exames realizados. O esforço coletivo é refletido no número de notificações da doença na Plataforma E-Sus VE: a PPC é líder no estado do Rio no ranking de inserções de casos de Covid-19.

A Policlínica Piquet Carneiro e o Hospital Universitário Pedro Ernesto formam o complexo de saúde da Uerj. Ambos têm mostrado seu compromisso com a sociedade fluminense neste momento de tamanha importância. Em 2021, a PPC trabalha com meta mais ambiciosa, voltada para a implementação de uma gestão de qualidade visando à acreditação hospitalar.