Policlínica Piquet Carneiro recebe purificador de ar contra a Covid-19

Em dezembro, a Policlínica Piquet Carneiro (PPC) da Uerj recebeu o AeroClean, um purificador de ar antiviral. Já em funcionamento na Policlínica, o aparelho tem a finalidade de tornar ambientes hospitalares, como consultórios e CTIs, livres de microrganismos.

O AeroClean, projetado como uma ferramenta contra a Covid-19, é composto de seis estágios de esterilização: com duas camadas de raio ultravioleta bactericida, duas de ozônio, um filtro de alta eficiência (Hepa) e um de carvão ativado.

Por ser um polo de testagem da doença e parte do complexo de saúde da Universidade, a PPC foi o local escolhido para receber o primeiro AeroClean. Coordenado pelo professor Rodrigo Felix, da Faculdade de Engenharia (FEN/Uerj) e pelo engenheiro Luis Miguel Mendes, juntamente com o pesquisador Carlos Nelson Elias, o projeto é fruto da parceria entre a Uerj, o Instituto Militar de Engenharia (IME) e o Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, da Universidade de Lisboa, com o apoio da Casa Firjan e do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas.

por Comunicação PPC