Reitoria reafirma compromisso com a saúde da comunidade universitária para volta das atividades presenciais, em breve

Desde o início da pandemia de Covid-19, o respeito à vida e a preservação da saúde de toda a nossa comunidade são as prioridades máximas para a Reitoria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), que tem pautado todas as suas decisões por critérios estritamente científicos, avaliações de risco e nas melhores práticas em saúde pública. Não poderia ser diferente, para a instituição que no último ano vacinou 85 mil pessoas contra a doença, em seu posto no campus Maracanã.

Cientes da nossa responsabilidade com os alunos e seus familiares, professores e técnicos administrativos, mobilizamos todos os esforços para viabilizar o ensino remoto emergencial, apoiado por um amplo programa de inclusão digital com distribuição de tablets e pacotes de dados, além de um conjunto de auxílios voltados à permanência estudantil, que contribuíram decisivamente para mitigar as desigualdades agravadas pela pandemia.

Todas essas medidas foram igualmente implementadas no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp), unidade à qual dedicamos o nosso mais cuidadoso olhar, desde os primeiros dias da pandemia. É preciso relembrar que ao longo dos anos de 2020 e de 2021 não contávamos com a vacina para proteger nossas crianças e, atualmente, são elas que constituem o grupo mais vulnerável: apenas no último mês de janeiro, a cidade do Rio registrou mais crianças com Covid-19 do que nos dois anos de pandemia. Em dezembro, as mortes pela doença na faixa até 11 anos de idade subiram 44% no país.

A Pró-reitoria de Saúde da Uerj vem monitorando diariamente a situação e elaborando notas técnicas específicas para a realidade do CAp. O documento alerta para a infecção provocada pela variante Ômicron especialmente nesta faixa etária de 0 a 11 anos, concentrando um aumento significativo de casos de Covid-19, ao passo que a vacinação infantil, iniciada apenas no último dia 17 de janeiro, ainda busca avançar. Diante deste cenário, a recomendação ainda é que os alunos do CAp permaneçam afastados das atividades escolares presenciais, até a redução da infecção pela variante Ômicron no Rio de Janeiro.

Tão logo seja seguro, todas as atividades presenciais da Uerj e do CAp serão retomadas, conforme já vinha acontecendo desde o dia 01/12/2021. Temos a certeza de que muito em breve voltaremos a encontrar nossos estudantes, com todas as medidas protetivas em respeito à vida e à ciência.

Ricardo Lodi Ribeiro

Reitor