Técnicos da Uerj dão dicas para melhorar vídeos e lives na internet

Que tal contar com orientações de especialistas para melhorar a qualidade de vídeos e transmissões pela internet?

Em tempos de pandemia e isolamento social, as interações audiovisuais on-line passaram a ser uma prática comum e, muitas vezes, até mesmo necessária profissionalmente. Pensando nisso, a equipe técnica da Divisão de Teatro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) vem desenvolvendo vídeos com dicas simples e úteis – a série Cria DiTeatro.

“Estamos todos precisando reinventar formas de trabalhar, ser e viver, apoiando boa parte de nossas ações nas tecnologias digitais e audiovisuais. Acreditamos que, além de disponibilizarmos vídeos de espetáculos passados dos teatros da Uerj para entretenimento, poderíamos também contribuir compartilhando o rico conhecimento técnico de nossas equipes com o público”, comenta Rafaella Furtado Rocha, diretora da Divisão de Teatro.

A série Cria DiTeatro, disponível no canal do YouTube Teatros Uerj, já conta com dois episódios. No primeiro, o cenógrafo e maquinista Silas Pinto ensina como produzir o ambiente ideal para sua gravação ou transmissão. Já no segundo vídeo, o operador de áudio Eduardo Bastos explica como melhorar a qualidade sonora das produções.

Segundo Rafaella, um dos enganos mais comuns é fazer vídeos muito longos, que acabam desestimulando o espectador. Outro erro recorrente é o excesso de elementos no cenário, o que gera poluição visual e tira o foco da pessoa ou conteúdo que se quer destacar. “As dúvidas passam por vários assuntos: o melhor enquadramento para cada ocasião, qual tipo de luz adequada, como garantir um sinal de internet melhor para suas lives, entre outras”, ressalta a diretora.

Os próximos vídeos, já programados, trarão mais orientações sobre produção audiovisual e dicas de como explorar melhor as plataformas Instagram e Facebook. Inscreva-se no canal do YouTube e acompanhe a série.