Reitor comenta iniciativas voltadas aos trabalhadores das unidades de saúde da Uerj e ao atendimento da população

Em vídeo gravado no final desta quinta-feira (19), o reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Ricardo Lodi Ribeiro, anunciou medidas que estão sendo tomadas para garantir a segurança das equipes que trabalham no Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) e na Policlínica Piquet Carneiro (PPC).

Informou ainda, que, com apoio da Secretaria de Estado de Saúde, já foram abertos 20 novos leitos no Hupe e estão previstos mais 50, com investimento da ordem de R$ 10 milhões, para garantir a infraestrutura adequada ao atendimento de casos de Covid-19. Essa medida reafirma “a missão do nosso hospital universitário como centro de referência para o tratamento dos casos de alta complexidade, também em relação ao coronavírus”, destacou o reitor.

Referindo-se aos docentes, técnico-administrativos, contratados e alunos que atuam nas unidades de saúde, agradeceu o empenho e informou algumas das providências que vêm sendo tomadas. “Daremos toda segurança possível às nossas equipes, com equipamento de proteção individual para os profissionais de saúde que tiverem contato direto com os pacientes infectados, seguindo as determinações das autoridades sanitárias”. Além disso, no Hupe e na PPC, estão sendo feitos testes tanto em pacientes internados como em trabalhadores dessas unidades que apresentem sintomas. “Queremos dar segurança para quem estiver saudável continuar a sua luta e para aqueles que precisarem ser afastados do trabalho, recebendo os cuidados devidos”, tranquilizou Lodi.

Além das providências anunciadas pelo reitor, o Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho (Dessaude) elaborou um questionário para monitoramento da saúde das equipes do Hupe e da PPC. Esse instrumento visa estabelecer um canal de comunicação mais rápido de situação diagnóstica, facilitando a avaliação e tomada de decisão. O questionário está disponível para preenchimento on-line. Acesse: Questionário para Monitoramento da Saúde das Equipes do Hupe e da PPC